Por Profa. Carine Pereira Domingueti

Com o inverno na porta, não há nada mais delicioso do que se alimentar de comidas bem quentes e fáceis de serem feitas. Com a chegada do frio vem a vontade de comer alimentos com alta dose de energia, que aquecem o corpo e a alma. Vamos às receitas?!
Uma receita que serve como entrada ou acompanhamento: Gratin de Batata, prato típico do sul da França.

Ingredientes: 1 kg de batata, 400 gr parmesão ralado, 500 ml creme de leite, 5 dentes de alho, sal, pimento-do-reino e noz-moscada a gosto.

Modo de preparo: Cozinhe a batata cortada em rodelas no creme de leite, com ½ do queijo, o alho e os temperos até ficar al dente e reduzir o creme. Coloque em uma travessa e cubra com o restante do queijo, leve ao forno para gratinar e sirva ainda quente.

A salada quente de beterraba e queijo é uma refeição leve, rica em cores e perfeita para um almoço ou jantar saudável.

Ingredientes: Folhas de rúcula, folhas de alface, beterrabas cozidas, mel, azeite, vinagre balsâmico, queijo branco e nozes.

Modo de preparo: Primeiro faça um vinagrete com o azeite, o mel e o balsâmico a gosto. Tempere as folhas de rúcula e alface com ele e monte a salada com as beterrabas quentes, o queijo em cubos, as nozes e as folhas. Regue com mais um pouco do vinagrete e sirva imediatamente.

E para finalizar as dicas de receita uma sopa de cenoura com gorgonzola, que além de deliciosa fica com uma cor linda.

Ingredientes: 1 colher de sopa de manteiga, ½ cebola picada, 200 gr de cenoura picada, 400 ml caldo de galinha, queijo gorgonzola a gosto, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e salsinha a gosto.
Modo de preparo: Refogue a cebola na manteiga, adicione a cenoura e mexa por alguns minutos. Acrescente o caldo de galinha, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Assim que levantar fervura, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até a cenoura cozinhar.

O inverno é a desculpa perfeita para comer bem, as receitas que apresentei são feitas com ingredientes que podemos ter facilmente em casa, com opção até de salada quente para aqueles que não fogem da dieta nem em dias frios. Aproveitem as sugestões!

Carine é formada em gastronomia, com experiência de quase 10 anos na área, tendo trabalhado em restaurantes e confeitarias de Belo Horizonte, São Paulo e Divinópolis. Atualmente é professora e coordenadora do curso de gastronomia do Unis.

Escrito por: dayane

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos