Dicas para férias divertidas em família

Por Profa. Carla Aparecida Silva Pereira

            O período de férias de julho está chegando; em pleno inverno nos desafiando a superar essa dificuldade para estimular e encantar nossos filhos, já que estão em casa conosco.

Como mãe de duas crianças e professora de Educação Física, procuro cada dia estimular e brincar com eles de uma forma diferente; oferecendo algo que durante o período letivo não temos tempo de executar. Vou listar algumas sugestões para vocês aproveitarem esse momento com seus filhos. Vamos lá?!

  1. Fazer piquenique no parque ou na praça.
  2. Fazer massinha caseira com as crianças para que eles possam modelar e criar.
  3. Oferecer desenhos e folhas em branco para as crianças desenharem seus sonhos, seus desejos e os pais poderem desenhar e colorir em conjunto com os filhos a respeito de um tema interessante para a família.
  4. Utilizar jogos de tabuleiro de acordo com a idade.
  5. Brincadeira do “Biscoitinho Queimado”: o pai ou mãe deverá esconder um objeto em casa e as crianças deverão encontrá-lo de acordo com os comandos “quente” (quando está perto do objeto) e “frio” (quando está longe do objeto). Quem encontrar o objeto terá a oportunidade de escondê-lo.
  6. Fazer da sala de estar uma sala de cinema com colchões, travesseiros, edredons, mantas. Depois poderão dormir por lá mesmo.
  7. Cama de gato com barbante: é uma brincadeira muito estimulante. Trago dicas em meu canal “Aula Criativa” no Youtube. Para saber como se brinca, clique aqui
  8. Brincadeira com meia: para saber mais sobre essa brincadeira, clique aqui.
  9. Brincadeira da pizza: os pais deverão comprar a massa pronta de pizza e os ingredientes que os filhos gostam. O jantar será preparado pelas crianças… uma “noite de pizza”. Eles mesmos irão adicionar e montar a pizza com os ingredientes preferidos. Depois é só assar e se deliciar!
  10. Brincar de teatro: o pai ou mãe será o narrador e os demais serão os personagens que irão encenar a história. Pode se caracterizar como quiser; filho veste roupa do pai, pode fazer máscara de papel, utilizar utensílios diversos e todos os cômodos da casa. Se tiver uma pessoa para filmar, vai ser mais divertido ainda. Os pais podem escolher histórias prontas (contos de fadas) ou de repente ir criando a história e as crianças irão criando as falas durante a história.
  11. Utilizar caixas de tamanhos variados para criar objetos, brinquedos, casinhas, pistas para carrinhos e muito mais que as crianças quiserem criar.
  12. Pique esconde e caça ao tesouro são excelentes brincadeiras também.

O importante mesmo é aproveitar esse período para estreitar ainda mais os laços familiares, voltar a ser criança como nossos filhos e juntamente a esse processo nossos filhos se sentirão amados, protegidos e confiantes. Aproveitem as sugestões e divirtam-se muito!!

Ah! Eu possuo um canal no youTube com diversas outras dicas, sugestões de brincadeiras, jogos e brinquedos para executar com as crianças. Acesse o link aqui e se inscreva!

Profa Carla Aparecida Silva Pereira dá aulas de Educação Física no Colégio Alpha. Ela possui o Canal “aula Criativa”, que possui mais de 100 mil seguidores e foi premiado pelo Youtube.

Escrito por: dayane

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos