Como economizar nas compras?

Por Prof. Pedro dos Santos Portugal Junior 

Nesse momento em que a economia nacional tenta reagir e sair da grave crise ocorrida há dois anos e o desemprego assombra os trabalhadores, torna-se importante o controle orçamentário doméstico, principalmente no momento de fazer as compras nos supermercados.

Os estudos sobre o valor da cesta básica, realizados pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, mostram como as variações de preços são consideráveis todos os meses, o que exige atenção e acompanhamento dos consumidores.

Algumas dicas são fundamentais e auxiliam na economia doméstica no momento das compras de supermercado, são elas:

– Antes de sair de casa faça sempre uma lista dos itens que precisam ser comprados, verificando o estoque do que você possui, isso evita a compra de produtos em excesso e também a necessidade de voltar ao supermercado devido a algum item necessário que ficou esquecido.

– Evite levar as crianças para as compras no supermercado, pois elas são atraídas por aqueles produtos temáticos (que possuem o herói preferido ou o desenho que ela mais gosta). Esses produtos costumam ser mais caros em virtude da marca do herói ou do desenho. Você pode atender sua necessidade com produtos semelhantes que são mais baratos.

– Compare os produtos semelhantes e substitutos entre si, muitas vezes um pequeno detalhe (embalagem, procedência etc.) faz muita diferença no preço. Temos uma tendência de sermos fiéis a certas marcas, mas quando a diferença de preço é grande esqueça essa fidelidade. Seu orçamento agradece!

– Fique atento às promoções nos supermercados, mas cuidado! As promoções ocorrem sempre com produtos que o consumidor é mais “sensível” ao preço (carne, bebidas, produtos lácteos etc.), mas alguns estabelecimentos compensam essa promoção aumentando o preço de outros produtos que o consumidor é menos atento ao preço (produtos de limpeza, temperos etc.). Portanto, atenção aos preços em geral, compare o valor das compras todos os meses e você perceberá essas mudanças.

– E a dica talvez mais importante: tente pagar a vista ou use o cartão de crédito a seu favor! Comprando no cartão de crédito você ganha mais prazo no preço a vista, mas essa vantagem somente é favorável para o consumidor quando ele paga a fatura inteira. Fuja do crédito rotativo do cartão, do parcelamento e do pagamento mínimo, pois a taxa de juros é muito alta e impacta negativamente no seu orçamento.

E não se esqueçam: o dinheiro não traz felicidades, mas é um instrumento para suprir suas necessidades e permitir realizar sonhos e não criar pesadelos! Cuide de seu orçamento com carinho!

Pedro é formado em Ciências Econômicas com mestrado, doutorado e Pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico. Professor das áreas de economia e finanças há 15 anos, atualmente é professor e pesquisador do Unis.

Escrito por: dayane

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos